Notice: Undefined variable: scssVars in /var/www/html/antigo.cariniana.ibict.br/plugins/system/helixultimate/src/Core/HelixUltimate.php on line 1914

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/antigo.cariniana.ibict.br/plugins/system/helixultimate/src/Core/HelixUltimate.php on line 1914
Portal da Rede Cariniana - Veja como foi a participação do Ibict na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da Univasf

Veja como foi a participação do Ibict na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da Univasf

Miguel Márdero Arellano, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), participou ontem (04/10) da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, promovida pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Veja como foi a participação do Ibict na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UnivasfAo lado de Michelli Pereira Costa, professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), o coordenador foi um dos participantes da palestra “Preservação Digital e o Repositório de Acesso Aberto”, que pode ser acessada na íntegra nos canais do Sibi e da TV Caatinga no YouTube.

Na abertura do evento, a diretora do Sibi, Ana Paula Lopes da Silva, explicou que a escolha do tema se deve ao fato de que a instituição está passando por um processo de implantação de um repositório institucional e que a palestra teve por objetivo familiarizar a comunidade a respeito do assunto. Também estiveram presentes na abertura a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Patrícia Nicola e o vice-reitor da Univasf, Daniel Salgado Pifano.

A professora Michelli falou sobre ‘Ciência Aberta e o papel dos repositórios institucionais’ e destacou a Comunicação Científica como um macro-fenômeno essencial para a existência da ciência tal como nós entendemos hoje. “A gente precisa entender esses repositórios institucionais como ferramentas necessárias e adequadas para fazer a movimentação disso que temos chamado de Comunicação Científica”.

Em seguida, o pesquisador abordou o tema ‘Preservação Digital: critérios, planos e fluxos de trabalho’ e centrou sua fala especificamente “nos ingredientes mais interessantes e importantes da preservação digital seja de repositórios, publicações ou qualquer tipo de documento ou objeto digital”.

Entre as questões apresentadas, Miguel citou a importância das políticas e planos de preservação digital que “devem focalizar nas ações de redução de riscos, proteger as versões arquiváveis, conhecer os componentes desses objetos, reconhecer algum tipo de perda como inevitável e estabelecer um ciclo de planejamento e manutenção dos serviços de informação”.

A palestra completa pode ser vista aqui.