No próximo dia 4 de outubro, às 14h (horário de Brasília), acontece, de forma online, o seminário "Forense Digital e a autenticidade dos documentos arquivísticos digitais". A live será em inglês, com transmissão ao vivo no canal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
O evento contará com a presença de Corinne Rogers, professora de diplomática digital/forense de registros digitais e preservação digital na Universidade de British Columbia, e de Miguel Arellano, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Ibict, como mediador.
A ideia principal é abordar como funcionam os processos da perícia digital para fins de preservação digital. A professora falará sobre os propósitos de preservação digital, o estabelecimento da confiabilidade nos arquivos, a relação da forense digital com a arquivística e como algumas ferramentas forenses têm sido aplicadas e adaptadas para a preservação de arquivos digitais.
Corinne Rogers é coordenadora do projeto de pesquisa multinacional e interdisciplinar InterPARES Trust (2013-2019). Seus interesses de pesquisa incluem ética da informação e questões de identidade online e autenticidade no ambiente digital.
O InterPARES Trust explora questões de confiança e confiabilidade de registros e dados em ambientes online. Seu objetivo é gerar os quadros teóricos e metodológicos para desenvolver políticas, procedimentos, regulamentos, normas e legislação locais, nacionais e internacionais, a fim de garantir a confiança pública baseada em evidências de boa governança, uma economia digital forte e uma memória digital persistente.
Para visualizar a palestra no YouTube, clique aqui.
Já se encontra disponível (clique aqui) na Revista Brasileira de Preservação Digital a transcrição para o português da apresentação assim como os slides e o vídeo do webinar da Corinne Rogers "Construindo pontes: Forense digital e ciência arquivística". A professora Rogers fala sobre os propósitos de preservação digital, o estabelecimento da confiabilidade nos arquivos, a relação da forense digital com a arquivística e como algumas ferramentas forenses têm sido aplicadas e adaptadas para a preservação de arquivos digitais.