A 7ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro, teve seu lançamento oficial ontem (27) e contou com uma palestra do coordenador da Rede Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Miguel Angel Márdero Arellano.
Com abertura de Luiz C. Ramiro Jr., coordenador-geral do Centro de Pesquisa e Editoração (CPE) da FBN; Joaquim Marçal Andrade, coordenador da Biblioteca Digital da FBN (BNDIGITAL); e Iuri Lapa (CPE), o evento homenageou a bibliotecária e mestre em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ, Ângela Monteiro Bettencourt, que faleceu recentemente.
Miguel Arellano abordou diversas questões que envolvem a memória e a preservação digital. “A forma digital, embora aparentemente se mostre bastante atrativa, rapidamente se torna obsoleta, exigindo uma preservação vigiada e permanente, com garantias de recursos materiais para as atualizações necessárias”.
Para o pesquisador, a preocupação em criar uma memória documental digital para as gerações atuais e futuras já é bem visível. “A BNDIGITAL é um exemplo disso. Instituições patrimoniais estão traçando estratégias que lhes permitem, por um lado, coletar todo o seu patrimônio cultural escrito, filmado ou registrado, de forma que possa ser distribuído via Internet”.
Durante o evento, foram tratados ainda assuntos como as condições sociais da memória, espaços patrimoniais, critérios de digitalização, patrimônio bibliográfico e vulnerabilidade da memória digital, além de reflexões importantes sobre os benefícios mensuráveis e demonstráveis da preservação digital.
O vídeo completo do evento pode ser conferido neste link.
A 7ª Jornada de Pesquisadores da FBN
A Jornada é um evento anual organizado pela FBN que existe desde 2015, em que pesquisadores da instituição ou convidados apresentam resultados dos estudos que utilizam o acervo da instituição como fonte de investigação.
Com o tema "Memória e Preservação Digital", esta edição da Jornada será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, com transmissões ao vivo pelos canais de divulgação da FBN e apresentações presenciais, caso a situação de pandemia esteja controlada. O evento é gratuito e aberto a servidores da FBN e ao público em geral.
Pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos devem enviar suas propostas, desde que originais, por meio de um resumo expandido de 2 a 3 laudas, até o dia 3 de junho. Ao realizar a inscrição, o proponente se compromete a enviar um paper inédito completo até 4 de outubro.
As inscrições serão feitas por meio de formulário digital e serão concedidos certificados aos autores dos trabalhos apresentados e aos ouvintes inscritos. As apresentações realizadas por terceiros (não autores dos trabalhos) não serão autorizadas. Os certificados serão emitidos em formato digital e enviados por mensagem eletrônica.
A comissão organizadora informa que as áreas prioritárias da 7ª Jornada não excluem outras propostas, mas será dada preferência àquelas que se enquadrem nos seguintes eixos: Memória e Preservação Digital; 200 anos da Independência do Brasil; Livro, leitura e bibliotecas; e Letras Clássicas.
Para mais informações sobre inscrições, programação e envio de propostas, clique aqui.
Lucas Guedes
Núcleo de Comunicação Social do Ibict