Nessa terça-feira, 21 de agosto, foi formalizado um convênio de cooperação entre a Sociedade Lusófona de Goa e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. O convênio compreende, além do intercâmbio de experiências e do desenvolvimento de pesquisas conjuntas, a digitalização e preservação digital de documentos históricos em língua portuguesa, que se encontram depositados nas bibliotecas de Goa. Entre esses documentos, que remontam ao séc. XVII, muitos são de especial interesse para o Brasil por se tratar de relevantes registros do período colonial.
Os pesquisadores responsáveis pela colaboração e pela operacionalização dos objetivos do convênio são o Dr. Aurobindo Xavier, presidente da Sociedade Lusófona de Goa e, pelo lado do Ibict, o tecnologista Miguel Márdero Arelleno, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana).
Goa é um estado da Índia. Situa-se entre Maharashtra e Karnataka, na costa do Mar da Arábia, a cerca de 400 km a sul de Bombaim. A sua língua oficial é o concani, mas parte da população dessa região fala português, devido ao domínio de Portugal na região por mais de 400 anos.
Digitization and preservation of historical documents of Goa: a joint project