Estimados amigos,
É com muito prazer neste final de ano entrar em contato com vocês, aproveitando a oportunidade da confraternização, para compartilhar as metas alcançadas em 2015 com todos seus parceiros, colaboradores, representantes e usuários da rede Cariniana.
Em primeiro lugar devemos concordar que a preservação digital não existe sem o trabalho de equipe. Nossa rede existe graças os representantes das instituições que concordaram em compartilhar sua infraestrutura, assim como pela valiosa contribuição dos pesquisadores colaboradores da área que compartilham seus conhecimentos e experiências profissionais.
Em 2015, participamos de vários eventos dentro e fora do Brasil; acordos de colaboração foram assinados, outros estão em vias de oficialização; alguns participantes da equipe do Ibict saíram e outros entraram. O Comitê Científico Internacional da Cariniana começou sua institucionalização e em breve teremos todos os nomes confirmados.
Mas algumas realizações merecem ser destacadas:
- Somos a primeira rede nacional de preservação digital dos países em desenvolvimento;
- Somos uma das 12 Redes da Aliança LOCKSS da Stanford University a única certificada e auditada com a nota mais alta segundo a norma ISO 16363;
- A Rede preserva hoje 697 periódicos científicos de 112 instituições brasileiras;
- Somos a primeira Agencia Nacional de Arquivamento de Publicações Eletrônicas no Mundo, reconhecida pela iniciativa The Keepers da University of Edimburgh e pelo Centro ISSN em Paris, França;
- Disponibilizamos para todos nossos parceiros o primeiro repositório de dados de pesquisa preserváveis da América Latina registrado na Harvard University;
- Iniciamos a oficialização de parcerias com instituições dos setores público e privado em projetos nacionais e internacionais de preservação digital.
- Já somos 84 membros na nossa Rede de Pesquisa em Preservação Digital DRÍADE.
Para 2016 temos como objetivos principais os seguintes:
- estabelecer políticas e planos de preservação digital nas instituições parceiras da Rede;
- concretizar serviços de preservação de documentos arquivísticos, dados de projetos de pesquisa, livros, teses e dissertações eletrônicas;
- ampliar a oferta de cursos técnicos, com conteúdos teóricos e participação em projetos de pesquisa, para a formação de equipes de profissionais especializados nas funções de preservação digital nas organizações.
- continuar contando com a valiosa contribuição dos colaboradores, especialistas e pesquisadores, na definição das atividades de preservação que competem à Rede.
Por último, queremos expressar nosso agradecimento à direção, aos técnicos e bibliotecários das instituições parceiras pelo comprometimento com as tarefas solicitadas pela coordenação da Rede e dizer, que estamos sempre a disposição de todos, para dar maiores detalhes sobre os projetos e planos de parcerias que criem estruturas confiáveis de preservação digital dentro das organizações.
Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital
CARINIANA
Equipe IBICT