O serviço de preservação digital de revistas eletrônicas da rede Cariniana é parte de um programa que visa a preservação a longo prazo das publicações científicas brasileiras. Desde a sua fase experimental em 2013 o foco principal são as revistas de acesso aberto na ferramenta OJS/SEER. O serviço conta com financiamento do MCTI e coordenado pelo Ibict. As instituições parceiras utilizam a plataforma LOCKSS e contam com o apoio técnico do pessoal da Aliança LOCKSS na Stanford University. Trabalham diretamente com a Cariniana 22 pessoas: seis técnicos do Ibict e 16 mais nas universidades que participam da rede.
Os editores dos periódicos científicos que adotaram o OJS/SEER contam com um espaço para preservação dos conteúdos publicados, cumprindo assim com a missão de permitir o acesso a longo prazo a suas revistas. O acompanhamento do trabalho de arquivamento distribuído na Cariniana na rede de instituições de ensino superior pode ser realizado neste portal.
A Equipe do Ibict contínua a receber as indicações de periódicos eletrônicos editados na plataforma SEER. Para que um periódico seja incluído na Rede é necessário que o editor responsável siga as instruções que estão no Guia de Preservação Digital de Periódicos, dessa forma o processo poderá ser mais rápido.
Normalmente um título no SEER demora de um a três meses para poder ter seu conteúdo totalmente preservado.
Reiteramos a importância de verificar o status do conteúdo das revistas a cada nova lista publicada neste portal. Qualquer mudança técnica local deverá ser informada ao IBICT para poder verificar e validar se o conteúdo contínua sendo coletado. Para o mês de Dezembro de 2015 foi registrado o seguinte status:
Revistas preservadas: 697
Volumes preservados: 6890
Instituições com revistas preservadas: 112
Na visão estratégica do modelo adotado, o serviço de preservação de periódicos eletrônicos permitirá a integração de sistemas recomendados e disseminados pelo Ibict, para que a interoperabilidade entre eles não seja perdida no futuro.
Os interessados podem entrar em contato com a equipe do Ibict pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones: 61 3217-6100 e 6144