Notice: Undefined variable: scssVars in /var/www/html/antigo.cariniana.ibict.br/plugins/system/helixultimate/src/Core/HelixUltimate.php on line 1914

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/antigo.cariniana.ibict.br/plugins/system/helixultimate/src/Core/HelixUltimate.php on line 1914
Portal da Rede Cariniana - Primeira Agência de Arquivamento de Revistas Eletrônicas na América Latina

Primeira Agência de Arquivamento de Revistas Eletrônicas na América Latina

 A Rede Brasileira de Serviço de Preservação Digital Cariniana , iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), acaba de ser incluída no registro de agencia de arquivamento de periódicos eletrônicos The Keepers, e agora faz parte do grupo das 12 iniciativas internacionais que preservam publicações digitais de forma segura e certificada. O the Keepers é mantido, desde 2008, pela Universidade de Edimburgo (Escócia) e pelo Centro Internacional do Internacional Standard Serial Number (ISSN), em Paris. 

The Keepers é uma organização internacional que tem como missão o registro de  periódicos eletrônicos que possuem conteúdo preservado em longo prazo, assim como oferece serviço de divulgação sobre as melhores práticas de salvaguarda do acesso em longo prazo das publicações científicas e com destacado conteúdo cultural em formato digital. O papel do The Keepers é servir como fonte de evidência para as bibliotecas e outros serviços de informação saberem se o conteúdo digital que elas colecionam não tem alto risco de perda.

O registro das melhores práticas de arquivamento e preservação de periódicos eletrônicos tem mostrado que apenas 2% das publicações seriadas  como ISSN estão sendo preservadas. Parte do desafio de iniciativas como o Keepers Registry tem sido motivar os editores a fazer o uso das agências de arquivamento para alcançarem alto grau de confiabilidade.

No caso dos periódicos eletrônicos a que as bibliotecas tem acesso por assinatura, o Keepers Registry facilita aos gestores informações relacionadas como esses títulos, sobre quais edições estão preservadas e em qual das 12 agências registradas elas estão sendo arquivadas.

O registro ISSN - L que une identificadores do ISSN das publicações impressas e eletrônicas verifica os títulos arquivados nas agências através dos metadados bibliográficos de todos os periódicos que tem um número ISSN atribuído. No Keepers Registry esses dados permitem a busca e recuperação pelo título da publicação ou pela instituição editora.

Segundo Miguel Arellano, coordenador da Rede Cariniana, o serviço do Keeper Registry monitora as atividades de arquivamento de periódicos e dissemina informações sobre o status das publicações nas mais importantes iniciativas de preservação digital no mundo.

" Com a Rede Cariniana , iniciativa coordenada pelo ibict com a cooperação de 9 instituição de ensino superior brasileiras, são atualmente 12 agências participantes, sendo elas desde bibliotecas nacionais, serviço sem fins lucrativos como CLOCKSS e Portico, até consórcios de bibliotecas: Archeology Data Service, British Library, e-Depot (Biblioteca Nacional da Holanda), a Rede Global Lockss, Hathitrust, Library of Congress, National Science Library da Academia de Ciências da China e Scholars Portals ", explica Miguel.

O coordenador da Rede Carinana acrescentou que todas essas instituições foram incluídas no Keepers Registry confirmando a sua elegibilidade pelo cumprimento de políticas de acesso e preservação e ações de auditorias e certificações.  

Acesse o link do The Keepers : 

http://thekeepers.org/registry.asp?action=agencies&naecache=1