O coordenador da rede brasileira de serviços de preservação digital Cariniana no IBICT foi convidado a proferir palestra sobre o LOCKSS e a CARINIANA no Congresso AMIGOS 2015 no Tecnológico de Monterrey, campus Cidade do México e a participar de duas oficinas no Colégio de México.
No dia 30 de setembro o Professor Tom Cramer da Stanford University apresentou a ferramenta HYDRA para gestão de repositórios digitais, no dia 2 de outubro foi proferida palestra sobre o LOCKSS e a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA no Tecnológico de Monterrey, campus Cidade do México e, nos dias 5 e 6 de outubro foi oferecida uma oficina na biblioteca do Colégio do México com o Professor David Giaretta, um dos criadores da norma OAIS (ISO 14721:2012) e da norma ISO 16363:2013 para auditoria e certificação de repositórios digitais .
As discussões levantadas durante o Congresso AMIGOS, organizado pela Rede de Instituições Méxicanas para a Cooperação Bibliotecária (Rede Amigos) gerou propostas de solução aos desafios na criação e uma estratégia de preservação digital. Esse desafio envolve principalmente às bibliotecas e arquivos na atualidade, juntando as tarefas desempenhadas na gestão da informação, a organização, administração dos acervos e o desenvolvimento de serviços adequados às necessidades da comunidade científica.
Os projetos e práticas apresentados mostraram a importância dos aspectos relacionados com o acesso e preservação a longo prazo das coleções digitais. Foram levantados assuntos relacionados com o desenvolvimento de competências necessárias para o estabelecimento e estratégias de preservação digital. O papel das políticas de informação para o acesso livre em concordância com os direitos autorais e a sustentabilidade de projetos de preservação digital. Foi amplamente afirmada a responsabilidade social das instituições de ensino superior na criação e manutenção de repositórios digitais. E enumera uma série de propostas para que as bibliotecas possam de forma colaborativa implementar estratégias de informação digital.
O Congresso AMIGOS cumpriu com seus objetivos, permitindo a integração de gestores de sistemas de informação digital e dando ênfase as práticas que seguem padrões internacionais de organização e modelos de gestão confiáveis. A visibilidade da Rede Cariniana foi reforçada como mais uma ação do Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação relacionada a salvaguarda do patrimônio científico e cultural no Brasil.
Acreditamos ser importante esse tipo de participação, que faz que a interação entre gestores de projetos de preservação digital possa expor experiências e planos, que na maioria dos casos são semelhantes. As sessões preparadas antecipadamente foram dirigidas a um público específico de diretores de bibliotecas e centros de informação, assim como para representantes de instituições de ensino e órgãos afins. Entre as propostas estiveram: a de apostar no uso de tecnologias abertas, a definição de políticas e estratégias para serviços de repositórios digitais e que os profissionais de informação devem comprometer-se a desenvolver competências e habilidades que permitam liderar o uso de tecnologias de informação padronizadas, auditadas e certificadas internacionalmente.