Notice: Undefined variable: scssVars in /var/www/html/antigo.cariniana.ibict.br/plugins/system/helixultimate/src/Core/HelixUltimate.php on line 1914

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/antigo.cariniana.ibict.br/plugins/system/helixultimate/src/Core/HelixUltimate.php on line 1914
Portal da Rede Cariniana - Preservação de Dados de Pesquisa

Preservação de Dados de Pesquisa

O Dataverse, uma aplicação web de código aberto que é desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais quantitativos (IQSS), localizado na Universidade de Harvard. Pesquisadores podem depositar diretamente os dados, criar descrições textuais (metadados) para um conjunto de dados, e compartilhar dados abertamente ou de forma privada em condições de acesso personalizadas.

Dataverse funciona como um repositório para compartilhamento, citando, análise e preservação de dados de pesquisa, e está aberto a todas as disciplinas em todo o mundo. Ele usa as melhores práticas de arquivamento para manter seus dados de pesquisa segura agora e no futuro.

Os dados são organizados em estudos, que contêm informações de catalogação (metadados), arquivos de dados e arquivos complementares. Os estudos por sua vez podem ser agrupadas em conjuntos.

 
 

O que é um dataverse?

Um dataverse é um recipiente para um ou mais estudos. Os pesquisadores podem criar e gerir os seus próprios conjuntos de dados de pesquisa em dataverses.

O dataverse aceita todos os tipos de arquivos de dados: tabular, texto, imagem, etc. Todos os formatos de arquivo são aceitos.

 

O que é um estudo?

Um estudo é um recipiente para um conjunto de dados de pesquisa. Um banco de dados de pesquisa pode consistir de arquivos de dados, informações de catalogação e outros materiais de pesquisa associados.

Estudos têm um registro de metadados associados (catalogação de informações).

Os estudos podem ser desagrupado ou agrupadas em coleções.

Sobre o software Dataverse

Dataverse é um software de fonte aberta publicada pelo Harvard Institute of Quantitative Social Science .

Por que usar Dataverse?

Alguns dos principais benefícios de se utilizar Dataverse para gerenciar seus dados de pesquisa incluem:

  • Gestão de dados segura . Dataverse apoia a criação de condições de utilização e restrições, se você quiser limitar o uso ou acesso aos dados. Além disso, fornece uma cópia de segurança para a custódia.
  • Partilha efectiva . Dataverse é uma forma conveniente para divulgar seus dados. Sua equipe de pesquisa podem trabalhar juntos na trilha espaço seguro e sincronizar as alterações ao longo do tempo.
  • Acompanhar as mudanças. Dataverse oferece maior controle sobre gestão de mudanças para um projeto sem substituir qualquer parte desse projeto, especialmente em uma equipe.
  • Acesso a longo prazo e preservação . Identificação persistente para o seu estudo garante uma proteção confiável e prevenção contra obsolescência de dados.
  • Organização e compatibilidade . Criar seu próprio arquivo de dados web pessoal que está em conformidade com padrões de metadados para maximizar a compatibilidade e busca no sistema.
  • Economizar tempo . Dataverse tem uma interface fácil de usar para carregar e pesquisar através de seus dados.
  • Aumentar a visibilidade de pesquisa . Aumentar o reconhecimento acadêmico para o seu trabalho além de suas publicações de pesquisa.
  • Conheça conceder requisitos . Muitas agências de financiamento agora exigem que os pesquisadores depósito em um arquivo de dados que eles coletam como parte de seu projeto de pesquisa.
 
 
A rede Dataverse do IBICT irá atuar como administradora de conteúdo digital. Ela está aberta para depósito dos membros das instituições parceiras e para todos os pesquisadores e bibliotecários na Internet.
 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Dataverse Community Meeting 2016

Pôster apresentado no Dataverse Community Meeting 2016 nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2016. Universidade de Harvard, Boston, EUA.

Autores: Miguel Márdero Arellano, Arthur Costa, Alexandre Oliveira, Igor Ferrer e Luiza Araújo.