O ESPAÇO
Para o tratamento e organização da informação que subsidia a produtividade científica as atividades de preservação digital a longo prazo são um item importante.
Os serviços de preservação digital da Rede Cariniana, coordenada pelo Ibict vem adotando dispositivos de armazenamento e recuperação da informação, na linha da salvaguarda do patrimônio científico e cultural no Brasil. O armazenamento em repositórios confiáveis de documentos digitais relevantes é um dos objetivos do sistema de preservação digital distribuída adaptado pela Rede Cariniana.
Desde 2013, a colaboração na criação e manutenção dos serviços e produtos de preservação digital que atendam às instituições de ensino e pesquisa, aos arquivos, museus e bibliotecas está fundamentada em acordos, políticas e uma infraestrutura eficiente.
A Rede Cariniana integrada a Aliança Internacional LOCKSS, tem como responsabilidade a implementação e coordenação de uma rede de serviços de preservação digital para os usuários de sistemas de informação de acesso livre, promovendo e repassando suas funcionalidades às comunidades de editores e administradores de publicações eletrônicas no país.
EXPERIÊNCIAS
O II Seminário Internacional de Preservação Digital objetiva promover o intercâmbio de informações e experiências entre especialistas, estudantes, pesquisadores e parceiros da Rede Cariniana, de modo a fortalecer as atividades de preservação digital em todas as regiões do país, difundindo o uso completo de tecnologias assim como a verificação das possibilidades de novos serviços oferecidos pela Rede.
A participação de especialistas de várias instituições de ensino e pesquisa, editores e usuários da Rede Cariniana proporcionará subsídios para a definição de novas estratégias vinculadas ao funcionamento da infraestrutura distribuída atual. A apresentação de iniciativas e pesquisas em instituições nacionais e estrangeiras cooperarão na formação dos responsáveis pelas sub redes colaborativas de preservação digital que estão sendo institucionalizadas.
CONVIDADOS
Para a II edição do SINPRED estão sendo aguardados pesquisadores e especialistas nas diferentes áreas da preservação digital. Moderadores e palestrantes discernirão sobre assuntos ligados a políticas, tecnologias, curadoria e arquivamento digital. Foi confirmada a presença de representantes de iniciativas de importantes instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras. Entre as presenças confirmadas estão:
Laura Vilela Rodrigues Rezende - Universidade Federal de Goiás - UFG
Ricard de la Vega - Universidade de Barcelona - UB
Fabiano Couto Corrêa da Silva - Universidade Federal do Rio Grande- FURG
Ernesto Carlos Bode - Câmara dos Deputados
Ricardo Medeiros Pimenta - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia
Sonia Araujo de Assis Boeres - Universidade de Brasília - UnB
Peter Burnhill - University of Edinburgh – UD
Rafael Cobbe Dias - Grupo Uninter
Carlos Augusto Silva Ditadi - Arquivo Nacional - Rio de Janeiro
Fernando William da Cruz - Universidade de Brasília - UnB / Campus Gama
Marcos Sfair Sunye - Universidade Federal do Paraná - UFPR
Miguel Angel Mardero Arellano - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia