O coordenador da Rede Cariniana, Miguel Angel M. Arellano participa do XV Congresso de Arquivisitas de Catalunya que acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2015.
_______________________________________________________________________________________________________________
Em um mundo conectado, onde o acesso à informação tornou-se uma necessidade e também um direito civil, a preservação de dados e documentos tornou-se o principal fator para garantir esse acesso. A criação de arquivos digitais para tornar essas informações acessíveis além das barreiras de uso imediato e obsolescência tecnológica, é mais do que nunca um requisito de serviço ao qual qualquer organização, pública ou privada, pode renunciar. Não é só construiu tanques de informação passiva que é armazenado em um uso retrospectivo; é garantir que quaisquer entidades que prestam um serviço, público ou privado, preservados em um conjunto de dados e documentos duráveis são evidências que permitem falar de transparência real e eficaz. Isto envolve o uso de técnicas de conservação digitais.
A preservação digital ou preservação a longo prazo de documentos eletrônicos por anos e tem lugar no mercado em evolução para a tecnologia da informação. Tem tecnologia, métodos e experiência suficientes para dizer que o mundo é um campo de processo de crescimento e consolidação do conhecimento. Mas a força do conceito contrasta com a escassez de experiências e implantações operacionais em casa em ambos os sectores público e privado, especialmente em matéria de arquivos. É por esta razão que o próximo Congresso Arquivo da Catalunha, realizada em Lleida próximo mês de Maio, quer para ajudar a reduzir esta lacuna e promover um maior número de iniciativas no domínio da preservação digital e arquivos gerenciamento de documentos.
Para mais informações acesse o site: