Os acordos foram publicados no Diário Oficial da União no dia 11 de março de 2015
A diretora da IBICT, Cecilia Leite e os reitores da UFBA, João Carlos Salles Pires da Silva e da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz firmaram acordos com o objetivo de estabelecer parceria técnica que viabiliza a implementação de uma instalação do software LOCKSS (caixa) nessas instituições, de forma a permitir sua integração à Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana).
A assinatura de acordos de cooperação técnica é uma das frentes de desenvolvimento da preservação digital. Das políticas às técnicas, um grande conjunto de pontos críticos é tratado nos acordos, por isso, as instituições interessadas na manutenção das suas informações em formato digital devem se envolver com a elaboração de estratégias como as que a Rede Cariniana vem oferecendo desde 2013.
Os acordos assinados pelas instituições parceiras da Rede estão sendo utilizados de forma a servir de base para políticas adaptadas a diferentes acervos por pesquisadores de formação e atividades diversificadas. Estudos sobre a preservação digital têm estabelecido que a imediata implementação de políticas de preservação digital é a forma mais efetiva de garantir o armazenamento e uso de recursos de informação por longos períodos de tempo.