Rede de Pesquisa DRIADE
Informamos que o grupo de pesquisa “Estudos e Práticas de Preservação Digital” da Rede Cariniana foi certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq.
O grupo está organizado em dez linhas de pesquisa:
♦ Institucionalização da Memória Digital
♦ Competências em Preservação Digital
♦ Curadoria Digital
♦ Patrimônio Artístico, Audiovisual e Sonoro
♦ Periódicos Eletrônicos
♦ Políticas de Preservação Digital
♦ Preservação de BIGDATA
♦ Soluções Tecnológicas
♦ Teoria e Pesquisa em Preservação Digital
♦ Digitalização e GED
O Grupo de Pesquisa surgiu da necessidade de se promover estudos e soluções tecnológicas para a rede de serviços de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros. Desde 2013 a Rede Cariniana participa da iniciativa internacional LOCKSS da Stanford University, uma contribuição significativa para a informação científica no Brasil, que, por conseguinte irá habilitar a preservação do conteúdo de publicações em redes internacionais de instituições participantes da Iniciativa LOCKSS. Inicialmente as atividades foram desenvolvidas em parceria com seis universidades brasileiras com o apoio de seus respectivos centros de informação e de informática. O Grupo de pesquisa promove o compartilhamento de estudos e práticas, além da integração de conteúdos da memória institucional digital de forma consorciada e federada. O Grupo de pesquisa consta com 10 linhas e cerca de 40 participantes.
Alguns colaboradores da Rede Cariniana já contribuem nos serviços oferecidos pela Rede na área de preservação digital, tais como, o dicionário online, o guia de fontes de informação e o mapeamento de acervos digitais preserváveis. Convidamos a todos para participar dessas iniciativas de colaboração e pesquisa.
Para saber mais sobre o grupo de pesquisa acesse a página do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3997875180380796