Na sexta feira dia 10 de abril de 2015 foi realizada na sede do Ibict a segunda reunião para definição da solução de repositório digital de dados de projetos de pesquisa a ser implementada na Universidade de Brasília. Participaram da reunião a diretora do Ibict, Cecília Leite, o diretor da Biblioteca Central de Brasília, Emir Suaiden, a diretora da Faculdade de Ciência da Informação, Elmira Simeão, o pesquisador da Faculdade de Tecnologia, Sergio Frontin e representantes do Centro de Informática e da Biblioteca Central da UnB.
O coordenador da Rede Cariniana, Miguel Arellano apresentou a ferramenta Dataverse, da Harvard University, propondo o planejamento de um projeto para construção de um repositório de dados de pesquisa nessa ferramenta para todas as áreas do projeto Jaíba Solar da Faculdade de Tecnologia.
A plataforma Dataverse é uma arquitetura de software livre para a publicação, citação, análise e preservação de dados de projetos de pesquisa. Permite um gerenciamento de dados seguro. O Dataverse dá suporte à criação de termos de uso e restrições para limitar o uso e acesso aos dados, além de cópias de segurança. Por ela facilitar a disseminação de dados e seu um compartilhamento efetivo, as equipes de pesquisa podem trabalhar unidas em um espaço para acompanhamento dos processos e das mudanças nos projetos no correr do tempo.
O Dataverse oferece suporte a identificadores persistentes, prevenindo a obsolescência das referências aos arquivos, e também é compatível com ferramentas de preservação a longo prazo, como por exemplo, o armazenamento na nuvem e outras formas de armazenamento distribuído.
Para sua organização e compatibilidade o Dataverse cria um arquivo de dados pessoal seguindo padrões de metadados que maximizam sua compatibilidade e recuperação. Atualmente muitas agências de financiamento exigem que os pesquisadores depositem seus dados em arquivos virtuais de dados como o Dataverse para fins de verificação de dados de projetos.
O projeto da Rede Dataverse está sediado no Institute for Quantitative Social Science (IQSS) da Harvard University. Os primeiros testes com o software foram em 2006 beneficiados pela experiência com o projeto Virtual Data Center (VDS) (1999-2006), uma colaboração da Harvard University e o MIT.
Após uma etapa de análise e testes do projeto da Rede Dataverse em Brasília, foi implementado em participação conjunta de técnicos do Ibict e da UnB um repositório para o projeto Jaíba Solar.
Acesse: